quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Confiança Atlético Clube

O Confiança Athletico Club, fundado em 26 de abril de 1915, era um clube do Andaraí, bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, localizado à Rua Silva Teles, que pertenceu à antiga fábrica de tecidos de mesmo nome. O quadricolor (Verde, preto, vermelho e amarelo), disputou dois campeonatos cariocas: 1924 e 1933. Apesar de ter disputados dois Cariocas, em ambos, terminou na 5ª posição. Na primeira, a equipe obteve cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Na segunda, foram cinco vitórias, sete empates e seis derrotas.

Nos anos 60 e 70 passou a disputar o campeonato amador do Departamento Autônomo da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Em 1990, passou para a terceira divisão de profissionais e no ano seguinte disputou a segunda divisão, porque a verdadeira segundona passou a se chamar intermediária, e, portanto, a terceira virou segunda.

Em 1993, o seu registro na federação deu lugar ao do Barra da Tijuca Futebol Clube numa fusão articulada para que este entrasse direto na segunda divisão, sem precisar disputar a terceira. Durante a década de 90, o clube se extinguiu e parte da sua sede foi incorporada à quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, e o restante ao Boulevard Shopping, lateral à Rua Maxwell.

Fonte: Sérgio Mello
http://jsports.uol.com.br/portal/processablog.php?modulo=montablog&blog=16

6 comentários:

Madeira disse...

Joguei no infanto-juvenil e no amador(principal)do Confiança por muitos e muitos anos.Clube organizado,sério,fortemente unido ao bairro e a Fábrica de tecidos Confiança.Tive técnicos interessados e conhecedores,como o Duca,no infanto e o seu Amancio no Principal.Clube querido que agregava as familias dos empregados da fábrica e do bairro.Saudades.Theotonio Madeira Dias,ou pelo apelido,Pianowsky

canuto disse...

Joguei no juniores do Confiança no ano de 1982, e tive como companheiro de zaga, o atual Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho que era um ótimo zagueiro.

Renan Canuto

Nejubar disse...

Frequentei o campo do Confiança muitos anos. Lá, na rua Silva Teles assisti o Confiança empatar com o Vasco que estreava um centro-avante vindo do Tupi de Juiz de Fora.Assistí também contra o Flamengo com time misto liderado pelo velho Jarbas.Conheci a Almeida e seus carneiros que aparavam a grama!Me lembro da linha média Catita,Bartolo e Cuco.Não sei o time todo, gostaria de saber.Além do Campeonato do Dep.Autonomo, lá disputavam times do campeonato classista, bancário. Sábado era uma festa.Lembro do Duca e seu irmão Mamede, do Arlindo que gostava de apitar.Não sei poir onde andam.Gostaria de notícias.Domungo à noite dançava-mos no sobrado da sede.

Helcio disse...

Onde é o Shopping Boulevard, foi campo do América FC, antes da AA Portuguesa e antes Andarahy AC, nunca do Confiança que jogava na Silva Teles e foi até campo de Show bol.




Helcio disse...

Onde é o Shopping Boulevard, foi campo do América FC, antes da AA Portuguesa e antes Andarahy AC, nunca do Confiança que jogava na Silva Teles e foi até campo de Show bol.




André Luiz Pereira t disse...

Muitas saudades desse clube. Mesmo inativo, ainda cedia o campo para jogos do Departamento Autônomo. Uma pena terem deixado acabar.