domingo, 14 de setembro de 2008

Mavílis F.C.

Mavílis Football Club

O Mavílis Football Club, fundado no dia 23 de setembro de 1915, era um clube do Caju, bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O clube disputou os campeonatos cariocas de 1933 e 1934, e extinguiu-se na década de 70. O rubro-anil do Caju mandava os seus jogos no Estádio Praia do Retiro Saudoso, na Rua Carlos Seidl, no Bairro do Caju.

O maior momento da história do Mavílis aconteceu em 1934, quando terminou com o vice-campeão do Campeonato Carioca da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA). O Mavílis, inclusive, venceu o Botafogo, que foi o campeão, por 2 a 0 (Gols de Honório e Chavão, ambos no segundo tempo), em casa, no dia 22 de julho de 1934. No final foram nove pontos em oito jogos; com quatro vitórias, um empate e três derrotas; marcando 24 gols e sofrendo 21.

O seu uniforme: camisa vermelha, com gola azul, calção branco e meias azuis. Sendo que o segundo uniforme trazia a camisa branca com duas listras em horizontal, uma azul e outra vermelha. Aliás, a cor branca não fazia parte das cores do clube.

Um fato curioso é que o nome Mavílis vem das iniciais de Manuel Vicente Lisboa, um dos diretores da Cia. América Fabril e grande incentivador do esporte entre os funcionários da fábrica, que resolveram homenageá-lo no nome do clube.

2 comentários:

Unknown disse...

Meus caros... este artigo proporcionou ao meu avô.. um sr de 91 anos uma felicidade, pois este foi morador da rua carlos seidel, e assim como meus tios ele jogou pelo mavilis na década de 30, na saudosa liga barbante como ele mesmo relata. Parabenizo aos idealizadores deste trabalho afinal a história do nosso futebol carioca não pode ser apagada jamais. Aliás deste time carioca saiu um jogador para o meu saudoso tricolor das laranjeiras e para seleção.

Unknown disse...

Conheci o estádio, não sabia o nome nem a origem do Mavilis, joguei pelo estaleiro Ishikawajima algumas partidas e tinha alguns colegas que jogavam no Mavilis como, Almir Tostão, Laranjeira e o goleiro Bebeto entre 1961 a 1968.

Edson Couto

ET. Gostaria de ver súmulas do DA entre 1955 a 1970, onde atuei nos clubes União de Marechal e Colégio.