quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Madureira E.C.

Este clube localizado no subúrbio carioca, dividindo espaço com as GRES Portela e Império Serrano, duas lendas do carnaval do Rio. A história do Madureira surgiu em 1932, quando alguns comerciantes, como Elísio Alves Ferreira, Manoel Lopes da Silva, Manuel Augusto Maia e Joaquim Braia, se juntaram para fundar um grande clube em Madureira.

Após contatar Uassir do Amaral, então presidente do Fidalgo Madureira Atlético Clube e a realizar várias Assembléias, no dia 16 de fevereiro de 1933 ficou considerado fundado o Madureira Atlético Clube, com a data de 8 de agosto de 1914, que era a data da fundação do Fidalgo. A partir daí, o Madureira passou a adotar em seu emblema e nos uniformes a cor ‘azul’ do Magno e a ‘roxa’ do Fidalgo. Em 1939, o Madureira disputou o Campeonato pela Federação Metropolitana de Futebol, sagrando-se campeão no quadro de amadores e campeão nos profissionais do Torneio Início.
Então, no dia 12 de outubro de 1971, justamente no Dia das Crianças, o Madureira com objetivo de se tornar grande, fez a fusão com Madureira Atlético Clube, Madureira Tênis Clube e Imperial Basquete Clube. Desta data em diante, a mutação deu origem ao Madureira Esporte Clube, porém a data de fundação permaneceu a mesma: 8 de agosto de 1914.
Assim, após mais uma metamorfose, o ‘azul’ do Madureira Atlético Clube, o ‘grená’ do Madureira Tênis Clube e o ‘amarelo’ do Imperial Basquete Clube, formando as cores do Tricolor Suburbano. A mascote do Madureira é Zé Carioca (Foto).

Não é à toa que o Tricolor Suburbano tem a fama de ser um clube que forma craques. Tentar colocar todos os nomes de jogadores que surgiram no Madureira seria, certamente, deixar grandes nomes de fora da lista. Então, citarei alguns que fizeram parte da história do Madureira EC, inclusive com passagem pela Seleção Brasileira.

O meia criador da 'Folha Seca', Didi, que veio ainda menino do Rio Branco de Campos; Evaristo de Macedo, Jair da Rosa Pinto, Isaías, Lelé, Nair e Nelsinho Rosa. Abordando no período mais contemporâneo o atacante Marcelinho Carioca, Iranildo (fez sucesso no Flamengo, Botafogo e Brasiliense), Naza (campeão da Libertadores 1997 pelo Vasco), Léo Lima (bicampeão mundial pela Seleção Brasileira Sub-17 em 1999) e Souza (bicampeão mundial pela Seleção Brasileira Sub-17, e em 1999 foi artilheiro do Brasileirão-2006 pelo Goiás), André Lima (Botafogo, Herta Berlin, da Alemanha, e São Paulo), entre outros.

Títulos
A Taça Rio de 2006, é um dos troféus recentes na galeria do Tricolor Suburbano, que se consolidou como a quinta força do Rio, nos últimos anos. Abaixo veja os mais importantes títulos conquistados pelo Madureira, que possui dois vices campeonatos do Rio:

Vice-Campeão Carioca - 1936
Campeão Torneio Início - 1975
Campeão Torneio Início - 1978
Campeão Carioca da Segunda Divisão - 1993 (Invicto)
Vice-Campeão Taça Cidade Maravilhosa 1996
Campeão da Taça Rio - 2006
Vice-Campeão Carioca - 2006
Vice-Campeão Taça Guanabara - 2007

Estádio
O aconchegante Aniceto Moscoso (nome dado ao proprietário que cedeu o terreno para o clube), fica localizado na Rua Conselheiro Galvão, 130, tem capacidade para 10 mil torcedores. Foi inaugurado no dia 15 de junho de 1941, com uma vitória triunfal do MADUREIRA sobre o Fluminense pelo placar de 4 x 2.


Fonte: sergio Mello/Jornal dos Sports

Nenhum comentário: