sábado, 11 de outubro de 2008

Flamengo goleia o Botafogo em 1959

Com uma tarde de pleno acerto dos seus favoritos, um festival ensolarado de futebol tipicamente rubro negro, corrido, veloz, ardente, vibrante, entusiasmante, redundando numa sensacional e merecida vitória por 6x2 sobre o líder Botafogo. A torcida do Flamengo encontrou, finalmente, ontem, a compensação dos tantos dissabores sofridos neste campeonato de 1959.

Era evidente que o quadro da Gávea estava crescendo nestas ultimas semanas e que somente uma sorte madrasta o privara de resultados mais brilhantes. E todos sentiam que no dia em que o azar deixasse de perseguir o time rubro negro, o adversário iria passar mal. Foi o que aconteceu, ontem, com o Botafogo que, jogando errado taticamente, sofreu uma goleada um tanto humilhante.

O Flamengo ganhou magnificamente, goleando com uma facilidade aparente o esquadrão botafoguense desarvorado. A retaguarda da Gávea teve uma atuação destacada frente a um quintento rico em artilheiros de qualidade. Mauro conseguiu defesas notáveis. Santana exibiu dinamismo e segurança. Jadir demonstrou firmeza e senso de antecipação nas jogadas. Jouber travou um duelo terrível com o vivo e brilhante Amarildo e saiu-se muito bem da difícil tarefa. Mas Jordan foi quase sempre vencido pelos dribles de Garrincha. Carlinhos vem se firmando a cada jogo. E toda a linha atacante está de parabéns pelo jogo coletivo exibido na melhor tradição rubro negra. Bábá mais uma vez brilhou pela movimentação constante e inteligente. Henrique reencontrou suas qualidades de artilheiro oportunista. E Dida voltou a ser o melhor Dida, com inspirações extraordinárias e uma atividade endiabrada. Moacir fez um trabalho de perfeita coordenação com os companheiros. Luis Carlos completou perfeitamente a linha, com o dinamismo habitual.

O Botafogo atuou dividido em duas partes bem distintas. O quintento bem na frente, numa metade do campo, e a linha de quatro zagueiros e o arqueiro, no outro, com o único Pampolini para fazer a ligação. O centro médio desdobrou-se, aliás, jogou uma grande partida. Mas todos os contra ataques do Flamengo lançaram a confusão na retaguarda alvi negra, que conseguiu agüentar mais ou menos nos primeiros 45 minutos, mas acabou sucumbindo, esmagada pela tarefa impossível de conter o ataque rubro negro.


FLAMENGO (RJ) 6 x 2 BOTAFOGO (RJ)
Data: 26/10/1959
Gols: Henrique (2), Bábá (2), Luis Carlos e Dida; Quarentinha e Paulinho
Juiz: Amilcar Ferreira
FLAMENGO: Mauro, Jouber e Santana, Jadir, Carlinhos e Jordan, Luis Carlos, Moacir, Henrique, Dida e Bábá.
BOTAFOGO: Ernani, Cácá e Floriano, Ronald, Pampolini e Nilton Santos, Garrincha, Tião Macalé, Paulinho, Quarentinha e Amarildo.
Obs: Foram expulsos Jouber do Flamengo e Quarentinha do Botafogo.


Fonte: www.museudosesportes.com.br

Nenhum comentário: