sábado, 14 de março de 2009

Cariocas x Paulistas

Crédito: www.museudosesportes.com.br
Antes do jogo, o Juiz Anibal Tejara, é fotografado entre o carioca Domingos da Guia e o paulista Luizinho. Ao lado aparece um dos bandeirinhas abraçado com o ponta esquerda de São Paulo Hércules.

Muita chuva e um show dos cariocas para os corajosos torcedores que enfrentaram o mal tempo e foram a São Januário, em dezembro de 1943, para assistirem ao jogo cariocas e paulistas. Uma noite que ficará para sempre na história do futebol brasileiro.

Na verdade, ninguém esperava que a seleção paulista preparada com tanto carinho por Del Debbio perdesse por uma contagem tão elevada. Os paulistas possuidores de uma equipe mais técnica teimaram em efetuar um jogo baseado em táticas e sistemas de ataque e defesa, quando o estado do gramado não permitia tal coisa. O jogo tinha que ser feito na base da improvisação como os guanabarinos fizeram. Era preciso antes de tudo uma vontade e muito entusiasmo para jogar naquele campo quase impraticável. Outro fator que muito contribuiu para a vitória dos cariocas foi, certamente, a notável atuação de João Pinto e Lélé.

Para quem gosta de ver um jogo equilibrado, não apreciou o segundo tempo, pois o que se viu no gramado era mais um cai cai dos jogadores do que uma partida de futebol. A desarticulação que se notou no quadro paulista na segunda fase, tirou de muitos, aquela sensação que alguns esperavam, todavia os gols de João Pinto, o penal batido por Lelé e as espetaculares fintas de Tim, vieram dar ao espetáculo algo de maravilhoso que agradaria ao mais exigente torcedor de futebol. Estavam, pois, satisfeitos os desejos daqueles que no campo do Vasco da Gama foram para apreciar um partida de futebol de classe.

Aos 5 minutos de jogo Leonidas abriu a contagem para os paulistas. Somente aos 23 minutos é que Vévé empatou e aos 40 do primeiro tempo, João Pinto fez 2x1 para os cariocas. Na etapa complementar, aos 16 minutos João Pinto fez 3x1. Aos 19, Lelé de penalti aumentou para 4x1. E novamente João Pinto aos 35 e 37 minutos completou a goleada de 6x1.

O juiz foi Anibal Tejara que foi indicado por sua personalidade, imparcialidade e honestidade. Entretanto, ele reapareceu velho e barrigudo e errou bastante. Personalidade, imparcialidade e honestidade sem condicionamento físico não forma um grande arbitro. Pior para aqueles que o indicaram.

Os carioca jogaram com Batatais. Domingos da Guia e Norival. Biguá. Ruy e Afonsinho. Pedro Amorim. Lelé. João Pinto. Tim e Vevé.
Os paulistas com Oberdan. Junqueira e Osvaldo. Zézé Procópio. Og Moreira e Dino. Luizinho. Servilho. Leonidas. Lima e Hércules.

Nenhum comentário: