sábado, 24 de janeiro de 2009

Fantasmas Azuis

Engenho de Dentro Atlético Clube, ou EDAC, como é mais conhecido, foi fundado em 3 de novembro de 1912 e assustava seus adversários com estupendas vitórias e títulos nas décadas de 20 e 30. Ficaram conhecidos como Fantasmas Azuis por conta das cores que acarrega até hoje: azul e branco.

Dia 30 de setembro de 1950, duas semanas depois de a seleção brasileira perder para o Uruguai a final da Copa do Mundo, o EDAC participou como convidado do I Torneio Início do Campeonato Carioca da "Era Maracanã". Foi eliminado pelo Olaria após derrota para o Olaria no jogo III: 1 a 0 para o clube leopoldinense.

Seu campo ficava localizado na antiga Rua Engeho de Dentro, atual Adolfo Bergamini, entre os números 151 e 155. No local hoje funciona a Escola Municipal Rio Grande do Sul. Adiante, em 1946, o campo passou a ser na Rua Henrique Scheid. A inauguração ocorreu dia 7 de setembro daquele ano, com vitória do Vasco por 4 a 2 sobre o Flamengo, em um duelo de equipes mistas. O campo existe até hoje, como campo de peladas e é um dos últimos gramaos remanescentes da époda do Departamento Autônomo.

Cada vez mais distante de seu passado de glórias, o clube existe até hoje, modestamente, com um ginásio na Rua Monsenhor Jerônimo 135, no mesmo bairro. Lá, um guardião toma conta de seus arquivos, troféus e livros com recortes de jornal que recuperam a história do clube. Tudo isto deveria estar guardado em um arquivo esportivo público, para que ninguém esquecesse da existência dos Fantasmas Azuis.

Títulos do Engenho de Dentro Atlético Clube

- Tri-campeão da Liga Suburbana- 1916/17/18
- Vencedor do Torneio Início da Série C da LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) - 1924
-Campeão da 1ª divisão da Série C (disputando o titulo máximo com o Vasco e o Bonsucesso, Campeões das serie A e B)-1924
- Campeão Carioca pela LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) - 1925
- Campeão da 2ª divisão da AMEA - 1932
- Campeão da Sub-liga Carioca - 1935
- Campeão Carioca pela FAS (Federação Atlética Suburbana) - 1937 e 1939
- Campeão Carioca pelo Departamento Autônomo (Primeiro Campeão do DA) - 1949

Raymundo Quadros

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/editoria/futrio

Nenhum comentário: