terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A bicicleta campeã

Por: José Rezende

Até o início dos anos 50, o Torneio Municipal era disputado antes do campeonato carioca. Os clubes aproveitavam a competição para ajustar suas equipes com vistas ao campeonato. A década de 40 marcou o período áureo do torneio e a final de 1948 ficou na história do futebol da cidade do Rio de Janeiro. O todo-poderoso “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama participava do Torneio dos Campeões, em Santiago do Chile, cedendo lugar ao excelente "Expressinho” para representar o clube de São Januário. Com Barqueta, Sampaio, Dimas, Ismael, Ipojucan, Tuta e outros bons jogadores, o “Expressinho” terminou o torneio em primeiro lugar com o Fluminense.

Antes da última rodada, Flamengo, Fluminense e Vasco dividiam a liderança com três pontos perdidos. Na quarta-feira, dia 15 de junho, o Fluminense empatou de 0 a 0 com o Bonsucesso. Como o adversário incluiu um amador no seu time sem apresentar o cartão e, ainda, declarara ao árbitro que o jogador era profissional, o Fluminense ganhou o ponto do empate. No domingo, 21 de junho, na última rodada, o Bangu venceu o Flamengo, em Teixeira de Castro, por 2 a 1; o Vasco empatou com o São Cristóvão de 3 a 3, em Caio Martins; e o Fluminense empatou com o Botafogo de 1 a 1, em São Januário. Fluminense e Vasco, ambos com quatro pontos perdidos, tiveram que disputar o título numa série melhor de três.

Em 24 de junho, uma quinta-feira, em General Severiano, tricolores e vascaínos jogaram a primeira partida. O tricolor ganhou por 4 a 0, gols de Orlando (2), Simões e Rodrigues. Três dias depois, no domingo, 27, o “Expressinho” venceu por 2 a 1, gols de Dimas, Nestor e Orlando.

A Federação marcou a terceira partida para 30 de junho, quarta-feira, no campo do Botafogo. Todos esperavam que o Vasco mantivesse o “Expressinho” para a chamada “negra” da melhor de três. Os jogadores já estavam no vestiário, trocando de roupa, quando Flávio Costa chegou e comunicou que o “Expresso da Vitória”, recém-chegado do Chile, onde conquistara o título de campeão dos campeões, disputaria a final do torneio. Orlando “Pingo de Ouro” nos falou sobre a reação dos jogadores do Fluminense, que já se encontravam em campo:
— A surpresa foi geral. Tem uma fotografia muito sugestiva, onde os jogadores do Fluminense, quando ouviram aquela explosão, ficaram de lado, com os olhos arregalados. Chegou ao nosso conhecimento que os jogadores do “Expressinho” torceram por nós.

A partir daquele momento o Vasco passou a ser o franco favorito, tirando a responsabilidade do Fluminense de ganhar do time reserva do adversário.

Mais uma vez brilhou a estrela do grande artilheiro tricolor e Orlando foi o herói da noite, marcando de bicicleta o gol do título do Torneio Municipal de 1948:
— Deram a bola para a esquerda, Rodrigues correu e centrou. Eu havia ultrapassado a bola, me virei, dei a levantada de perna e pegou firme. A bola entrou no meio do gol e, quando eu caí, olhei e senti a explosão da torcida. Eram oito minutos de jogo e, daí por diante, o Vasco jogou dentro do nosso gol. Mas a competência do Castilho impediu que o Vasco marcasse.

Sob a arbitragem de Carlos de Oliveira Monteiro, o popular Tijolo, tricolores e cruz-maltinos jogaram com as seguintes escalações:
Fluminense — Castilho, Pé-de-Valsa e Haroldo; Índio, Mirim e Bigode; 109, Simões, Rubinho, Orlando e Rodrigues.
Vasco — Barbosa, Laerte e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir e Chico.

A classificação do Torneio Municipal de 1948 foi a seguinte:

Fluminense — campeão
Vasco da Gama — vice-campeão
Flamengo — terceiro (5 pp)
Botafogo e Olaria — quarto (8 pp)
Bangu e São Cristóvão — quinto (10 pp)
Bonsucesso e Madureira — sexto (15 pp)
Canto do Rio — sétimo (18 pp)

Essa inesquecível conquista do Fluminense, ao derrotar o poderosíssimo “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama, fez 60 anos no dia 30 de junho de 2008. Nossa homenagem é para os saudosos Orlando “Pingo de Ouro” e Castilho, heróis daquela noite, em General Severiano.

O título do Torneio Municipal de 1948 também será lembrado no livro “Sou tricolor”, sobre a história do time, a ser lançado em breve.

Taça Guanabara




A Taça Guanabara foi criada em 1965 para definir o representante do Estado da Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro, na Taça Brasil. Apesar deste torneio nacional ter durado apenas até 1968, a Taça GB continuou a ser disputada e tornou-se tradição no futebol carioca. Em 1972, a Taça GB passou a equivaler ao primeiro turno do Campeonato Carioca. Apenas em 1980 foi disputada como torneio independente. Em 1981, a Taça GB voltou a ser disputada pelos dois melhores times do primeiro turno do campeonato estadual. A Taça Rio foi criada em 1982 como um equivalente à Taça Guanabara. Enquanto a Taça Guanabara é entregue ao campeão do primeiro turno do Campeonato Carioca, a Taça Rio é destinada ao campeão do segundo turno.

Os campeões da Taça Guanabara:
18 Flamengo
(1970-72-73-78-79-80-81-82-84-88-89-95-96-99-01-04-07-08)
11 Vasco da Gama
(1965-76-77-86-87-90-92-94-98-00-03)
08 Fluminense
(1966-69-71-75-83-85-91-93)
04 Botafogo
(1967-68-97-06)
01 América
(1974)
01 Americano
(2002)
01 Volta Redonda
(2005)

Fonte: www.http://voudekombi.blogspot.com

Os Nove Clubes que já fizeram mil jogos em cariocas

Por: Alexandre Magno Barreto Berwanger

O Campeonato Carioca, que chega a sua 105ª edição (1906 a 2009), tem riquíssimas histórias para contar nos seus 103 anos. Poucos sabem com precisão quando e quantos clubes chegaram aos 1.000 jogos na competição mais charmosa do país.

Dos 68 times, que já participaram do Estadual, nove já alcançaram o milésimo jogo: Fluminense, Botafogo, América, Flamengo, São Cristóvão, Bangu, Vasco da Gama, Bonsucesso, Olaria e Madureira.

Neste ranking seleto, das dez equipes, apenas três venceram (Botafogo, América e Flamengo), outros quatro empataram (Fluminense, São Cristóvão, América e Vasco da Gama) e três saíram de campo derrotados (Bonsucesso, Olaria e Madureira).

A PRIMEIRA A GENTE NUNCA ESQUECE
O FLUMINENSE FC foi o primeiro clube a alcançar os mil jogos, no dia 26 de novembro de 1961. O jogo aconteceu na Rua Bariri, e o Tricolor das Laranjeiras ficou no empate com o Olaria de 2 a 2. Humberto aos 9 minutos do primeiro tempo e Esquerdinha aos 7 minutos da etapa final fizeram para o Fluminense, enquanto Valter aos 13, e Didi aos 30 minutos da segunda etapa, deixaram tudo igual.

FOGÃO IRRESISTÍVEL: TÍTULO, INVENCIBILIDADE E O MILÉSIMO JOGO
Dezenove dias depois, o Fluminense foi novamente protagonista de mais um milésimo jogo. Só de que dessa vez quem chegou à marca, foi o BOTAFOGO FR. Disputado no Maracanã, o Clássico Vovô, teve o triunfo do Alvinegro, que venceu por 1 a 0, no dia 14 de dezembro de 1961. O gol só poderia ser do maior ídolo da história do Botafogo: Mané Garrincha marcou aos 6 minutos do segundo tempo. Além da marca, nesse jogo o Alvinegro chegou a 41 partidas invictas e no final, conquistou o título Estadual.

MIL VEZES AMÉRICA
O AMÉRICA FC, que atualmente disputará a Segundona, já fez grandes jogos. Em 7 de julho de 1963, o Mequinha foi o terceiro clube a chegar aos mil jogos, ao golear o Canto do Rio por 4 a 1, no Estádio Caio Martins, em Niterói. A partida foi pela segunda rodada do primeiro turno. Nelsinho aos 6 minutos abriu o placar para o América; Homero aos 12 minutos empatou para o Cantusca; Sabará aos 41, da primeira etapa recolocou o América em vantagem. No segundo tempo, Zezinho aos 25, e Sabará aos 42 minutos fecharam o placar.

CAMPEÃO DE 1963, MENGÃO CHEGA AOS 1.000 JOGOS
O CR FLAMENGO, que só passou a disputar o Estadual em 1912, foi o quarto a atingir os 1.000 jogos em cariocas. No dia 10 de outubro de 1963, o Rubro-Negro enfrentou a Portuguesa Carioca, que era o time mandante e escolheu São Januário como palco do jogo. Quis o destino que o clube da Gávea alcançasse a marca no campo do arqui-rival, e com vitória por 1 a 0, gol assinalado pelo volante Nélson, de pênalti, aos 42 minutos do primeiro tempo. Nesse ano, o Flamengo conquistou o título carioca, com destaque para o atacante Airton, artilheiro do time com 15 gols.

CADETES SÃO O QUINTO CLUBE A CHEGAR A CASA DOS MIL
O SÃO CRISTÓVÃO FR para quem não sabe, foi o quinto clube a chegar ao milésimo jogo na competição. Pela sexta rodada do primeiro turno, no dia 9 de agosto de 1964, o time Cadete, jogando no seu Estádio de Figueira de Melo, empatou com o Vasco em 3 a 3. Num jogão, o Vasco abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com o atacante Mário (aos 2 e 44 minutos). Na etapa final, o meia Valter diminuiu aos 5, mas Célio, de pênalti, ampliou para a cruz-de-malta. Dois minutos depois, Aladim encostou para o São Cri-Cri. E aos 44 minutos, Valter, de novo, igual o placar. Os cadetes terminaram o Estadual na 10ª posição.

BANGUZÃO: VICE-CAMPEONATO COM GOSTINHO 1.000
Vinte sete dias depois, foi à vez do BANGU AC atingir as 1.000 partidas na história da competição. No dia 5 de setembro de 1964, o Alvirrubro enfrentou o América, no Estádio Mario Filho, Maracanã, com um público de quase 10 mil pessoas. Apesar de uma partida bastante disputada do início ao fim, empate sem gols. O Bangu naquele ano, chegou a decisão contra o Fluminense, mas acabou perdendo os dois jogos: 1 a 0 e 3 a 0, terminando com o vice.

MACHÃO DA GAMA ALCANÇA A MILÉSIMA PARTIDA EM CARIOCAS
O sétimo clube, que completou mil partidas, foi o CR VASCO DA GAMA. No dia 2 de abril de 1972, válido pela sétima rodada da Taça Guanabara, no Clássico da Paz, o time de São Januário mesmo tendo craques como Buglê, Roberto Dinamite e Suíngue, não conseguiu passar pelo bom goleiro Jonas e ficou no empate com o América em 0 a 0, no Maracanã. Com uma renda de Cr$ 128.233,00 e um público de 20.235 pagantes. Naquele ano, o Vasco acabou na terceira posição, atrás de Fluminense (vice) e Flamengo (campeão).

BONSUÇA ESTREIA EM 1978 COMPLETANDO 1.000 PARTIDAS
O BONSUCESSO FC foi o oitavo clube a alcançar a marca histórica de 1.000 jogos em cariocas. A data especial aconteceu, no dia 3 de setembro, na estreia do Campeonato Estadual de 1978, contra o América, no Estádio Volnei Braune, no Andaraí. O Leão da Leopoldina foi derrotado por 2 a 0, mas no final terminou na sétima colocação, com 17 pontos, na frente de Bangu, Campo Grande, Madureira, Olaria e Portuguesa. Atualmente, o Rubro-anil é o 11º colocado no Ranking geral (1906 a 2009), com 742 pontos, em 1.126 jogos: 245 vitórias, 252 empates, 629 derrotas; marcando 1.409 gols e sofrendo 2.505, com um saldo negativo de 1.096.

ROMÁRIO E OLARIA... MIL E TUDO A VER
Dezoito anos depois, foi à vez do OLARIA AC chegar a incrível marca, se tornando o oitavo clube a alcançar 1.000 jogos. O time que revelou Romário, que 12 anos depois chegaria ao milésimo gol na carreira, também teve o seu dia Mil. A partida histórica aconteceu, no dia 22 de fevereiro de 1995, pela oitava rodada da taça Guanabara. Jogando no Estádio Mourão Filho, na Bariri, o Olaria acabou sendo derrotado pelo América pelo placar de 3 a 1. A festa parecia que seria do Olaria, já que o atacante Júnior, emprestado na época pelo Vasco, abriu o placar aos 3 minutos do segundo tempo. No entanto, Álvaro (29 min), Gilson (30 min) e Maurício (32 min), deram a vitória ao Mequinha. O time olariense terminou a competição daquele ano na décima quarta colocação.

TRICOLOR SUBURBANO É O DÉCIMO A CHEGAR AO MILÉSIMO JOGO
O último a completar a seleta lista dos mil jogos, foi o MADUREIRA EC. No dia 2 de junho de 1996, o Tricolor Suburbano enfrentou o Vasco da Gama, em São Januário. Apesar de ter jogadores de expressão como o goleiro Acácio, o volante Bonamigo e o atacante Gilson, o Madureira acabou goleado por 5 a 1. Demetrius abriu o marcador para o Madura aos 16 minutos, mas depois só deu Vasco. Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, empatou aos 39 minutos do primeiro tempo. Nilson fez aos 5 e 10 minutos, e Válber aos 12 e 41 minutos da segunda etapa. No final, o Madura encerrou a sua participação no Estadual, na décima primeira posição.

OS PRÓXIMOS CANDIDATOS A 1.000 JOGOS SOMENTE DAQUI A DUAS DÉCADAS
O décimo primeiro clube, que pode chegar à milésima partida em campeonatos cariocas é: PORTUGUESA CARIOCA e AMERICANO DE CAMPOS. No entanto, essa marca vai demorar um pouco, já que o rubro-verde da Ilha, que atualmente disputa o Carioca da Série B, está com 724 jogos, restando 276 para chegar a 1.000.

Se a fórmula de disputa do Campeonato Carioca não mudar nos próximos 19 anos e a PORTUGUESA CARIOCA conseguir o acesso para a elite do Rio, esse ano, ela alcançará a marca de Mil partidas em 2029 (levando em consideração que ela não caia e não chegue às semifinais ou finais).

Já o AMERICANO DE CAMPOS, fechará o Carioca-2009, com 695 partidas (se o time chegar às semifinais e finais da Taça Guanabara e Taça Rio, esse número pode variar de 696 a 699 jogos). Sem contar com o rebaixamento, as fases semifinal e final, o Alvinegro Campista chegaria ao Milésimo jogo, no Campeonato Carioca de 2030.

CURIOSIDADE: MECÃO O ESTRAGA PRAZER

Nessa dezena de jogos, que marcaram a milésima partida em cariocas, um fato curioso. O AMÉRICA FC, além de ter vencido na sua partida de número 1.000, foi um estraga prazer, já que enfrentou quatro equipes nesta data história e não perdeu para ninguém. Foram duas vitórias (2 a 0 no Bonsucesso, 3 a 1 no Olaria) e dois empates (0 a 0 contra Bangu e Vasco). O Vasco da Gama encarou dois adversários e também saiu invicto: 3 a 3 contra o São Cristóvão e 5 a 1 no Madureira. O Botafogo fez apenas um jogo, mas não perdeu: 2 a 2 com o Fluminense.


Alexandre Magno Barreto Berwanger é historiador do futebol carioca e brasileiro.

Fonte: http://www.campeoesdofutebol.com.br

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Maiores Artilheiros por Temporada do Botafogo

1) Dino da Costa, 58 gols em 62 jogos (1954).
Torneio Rio-São Paulo, 7 gols em 9 jogos.
Campeonato Carioca, 24 gols em 26 jogos.
Amistosos e Torneios, 27 gols em 27 jogos.
Média - 0,93.

2) Quarentinha, 56 gols em 49 jogos (1960).
Torneio Rio-São Paulo, 11 gols em 8 jogos.
Campeonato Carioca, 25 gols em 21 jogos.
Amistosos e Torneios, 20 gols em 20 jogos.
Média - 1,14.

3) Quarentinha, 56 gols em 56 jogos (1959).
Torneio Rio-São Paulo, 2 gols em 6 jogos.
Campeonato Carioca*, 27 gols em 21 jogos.
Amistosos e Torneios, 27 gols em 29 jogos.
* Estão incluídos os jogos da decisão do 2º lugar.
Média - 1.

4) Quarentinha, 55 gols em 69 jogos (1958).
Torneio Rio-São Paulo, 6 gols em 9 jogos.
Torneio João T. de Carvalho, 10 gols em 5 jogos.
Campeonato Carioca, 20 gols em 23 jogos.
Amistosos e Torneios, 19 gols em 32 jogos.
Média - 0,79.

5) Túlio Maravilha, 54 gols em 59 jogos (1995).
Taça Guanabara, 1 jogo e nenhum gol.
Campeonato Carioca, 27 gols em 27 jogos.
Campeonato Brasileiro, 23 gols em 25 jogos.
Amistosos, 4 gols em 6 jogos.
Média - 0,91.

6) Amarildo, 53 gols em 71 jogos (1961).
Torneio Rio-São Paulo, 5 gols em 12 jogos.
Campeonato Carioca, 18 gols em 25 jogos.
Amistosos e Torneios, 30 gols em 34 jogos.
Média - 0,74.

7) Paulinho Valentim, 52 gols em 61 jogos (1957).
Torneio Rio-São Paulo, 4 gols em 9 jogos.
Campeonato Carioca, 22 gols em 22 jogos.
Amistosos e Torneios, 26 gols em 30 jogos.
Média - 0,85.

8) Túlio Maravilha, 47 gols em 58 jogos (1996).
Taça Cidade Maravilhosa, 10 gols em 7 jogos.
Campeões da CONMEBOL, 3 gols em 1 jogo.
Campeonato Carioca, 9 gols em 9 jogos.
Copa do Brasil, 1 gol em 2 jogos.
Taça Libertadores, 2 gols em 5 jogos.
Campeonato Brasileiro, 13 gols em 23 jogos.
Amistosos e Torneios, 9 gols em 11 jogos.
Média - 0,81.

9) Nilo Murtinho, 42 gols em 28 jogos (1927).
Campeonato Carioca, 30 gols em 18 jogos.
Amistosos, 12 gols em 10 jogos.
Média - 1,5.

10) Heleno de Freitas, 42 gols em 33 jogos (1946).
Torneio Relâmpago, 1 jogo e nenhum gol.
Torneio Municipal, 13 gols em 4 jogos.
Campeonato Carioca, 22 gols em 22 jogos.
Amistosos, 7 gols em 6 jogos.
Média - 1,27.

11) Zezinho, 41 gols em 49 jogos (1952).
Torneio Rio-São Paulo, 1 gol em 5 jogos.
Taça Carlos M. da Rocha (Torneio Extra), 7 gols em 5 jogos.
Campeonato Carioca, 16 gols em 17 jogos.
Amistosos e Torneios, 17 gols em 22 jogos.
Média - 0,85.

12) Amarildo, 41 gols em 54 jogos (1962).
Torneio Rio-São Paulo, 8 gols em 7 jogos.
Campeonato Carioca, 15 gols em 24 jogos.
Taça Brasil, 3 gols em 5 jogos.
Amistosos e Torneios, 15 gols em 18 jogos.
Média - 0,75.